31 de maio de 2008

GNOCCHI À MODA DA VERA

O jantar de ontem saiu-me particularmente bem, pelo que decidi escrever a receita e dar-lhe honra de blog! hehe! Normalmente não uso receitas para cozinhar massa, faço tudo a olho e com os ingredientes disponíveis. Acho que posso dizer que é uma das coisas que faço melhor. Em compensação sou um desastre com arroz.... Adiante! Tenho uma paixão por Gnocchi, e estes ficaram muito de acordo ao meu paladar! Aqui ficam os Gnocchi à moda da Vera!

Ingredientes:
  • 500g de Gnocchi (comprei feitos, mas também se podem fazer)
  • 250g de Bacon cortado em cubos/tiras/da maneira que quiserem
  • 250g de cogumelos frescos
  • Cerca de 6 cogumelos Shiitake
  • 1 pacote de Rúcula selvagem
  • 100g de queijo fresco com ervas
  • 3 dentes de alho
  • Azeite q.b.
Estas quantidades são aquelas que usei, mais coisa menos coisa... Podem variar a gosto, claro!
Comecem por pôr os Shiitake em água quente, para hidratarem. Costumo colocá-los dentro do micro ondas, para ficarem em "estufa". Entretanto, fervam a água para os gnocchi. Estes estão bons quando ficam a boiar à superfície.
De seguida, numa frigideira grande, refoguem os alhos picados em azeite, sem os deixar fritar. Acrescentem o bacon e deixem cozinhar um pouco. Depois de cortar os cogumelos frescos em pedaços (o tamanho é ao vosso gosto), deitem-nos na frigideira. Enquanto os cogumelos cozinham, tratem de cortar os shiitake. Não deitem fora a água, vai servir para o molho. Juntem os Shitaki na frigideira, deixem cozinhar um pouco e depois juntem a rúcula. Não deixem muito tempo, é só para dar um calor, não para cozinhar completamente. Juntem o conteúdo da frigideira aos Gnocchi, e façam o molho. Para tal, juntem um pouco do molho dos shiitake ao queijo, numa tigela, e envolvam com um batedor de varas. A quantidade de líquido depende da consistência que queiram dar ao molho. Juntem ao resto, e voilá! São os Shiitake que dão aquele sabor especial, mas se não forem apreciadores acho que o prato também se aguenta sem eles!

Espero que gostem, e bom apetite!!! =D

7 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Tenho a certeza que iria gostar. Tens um talento enorme para a confecção de bons pratos :)

Bjocas!

Anónimo disse...

como é que consegues?...



como?....



:)

passarola disse...

mhanmnham mnham... quero experimentar isso :)

Maria del Sol disse...

Gnocchi! :D

Já sabes o quanto gosto deste tipo de massa e esta receita com queijo fresco é melhor que as que levam natas, faz-me menos mal. Agora só me resta ir aí prová-la, já que sou um zero à esquerda na cozinha. Fiquei com água na boca! :)

naturalissima disse...

Vejo que gostas de cozinhar e que tens muito jeito :)
Abriste-me o apetite com esta deliciosa receita.

Uma boa semana para ti.
Beijinhos
eu :)

ricardo disse...

:)

****

Vera Isabel disse...

és tão jeitosinha na cozinha!
=D