15 de julho de 2007

Sei que estou de férias...

...quando estou a ler pelo menos três livros ao mesmo tempo...

"Entre os sécculos XV e XVII, os processos de bruxaria conduzem à fogueira sobretudo mulheres, que representam oitenta por cento das condenações. Os tratados de demonologia, escritos por teólogos, inquisidores ou magistrados a partir de confissões obtidas sob tortura, descrevem as práticas a que as bruxas se entregam, desde a cópola com Satanás para obterem os seus poderes maléficos, ao roubo de crianças recém-nascidas a fim de serem comidas ou transformadas em unguentos... Porém, para a autora, a feminilidade e o perigo que ela representa foram o verdadeiro móbil desta perseguição. Um fenómeno mais político do que religioso, que levou à construção no masculino do Estado moderno, e que desapareceria apenas quando as bruxas deixaram de ser necessárias, ou seja, quando as mulheres foram colocadas sob «tutela», o que as tornava menos perigosas. Contudo, hoje que as mulheres ocupam um lugar cada vez maior no espaço público, não se irá assistir ao regresso das bruxas?"




Colectânea de contos do grande Howard Phillips, organizada por José Manuel Lopes e com introduções de Fernando Ribeiro, que me veio parar às mãos por acaso! =))

"O Deus das Pequenas Coisas é a história de três geraçõesde uma família da região de Kerala, no sul da Índia, que se dispersa por todo o mundo e se reencontra na sua terra natal. Uma história feita de muitas histórias. (...) O Deus das Pequenas Coisas é uma apaixonante saga familiar que, pelos seus rasgos de realismo mágico, levou a crítica a comparar Arundhati Roy com Salman Rushdie e García Márquez."


Já tinha saudades destas minhas leituras simultâneas!!!

9 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Fazes bem em matar as saudades das leituras simultâneas. Se não me engano também tenho o Deus das Pequenas Coisas cá em casa... Humm, tenho deo descobrir...

Bjs

Maria del Sol disse...

São tão boas as leituras simultâneas :) será certamente um dos prazeres de que mais saudades vou ter quando começar a trabalhar... seja lá isso quando for!

Baci

Mãos de Veludo disse...

muita inveja em mim!... ainda não há ferias, ainda so posso ler um de cada vez =( ja li o Deus das Pequenas Coisas... BOA ESCOLHA :D

JHB disse...

Só eu ainda não estou de férias (mas só faltam 2 dias :D).

Nunca consegui fazer estas leituras múltiplas, quando me meto num só o largo quando acabo.

Vera Isabel disse...

desses, li o último! fiz uma composição sobre ele para inglês 1, parece-me (those fcsh days just seem farther and farther away)...
gostei. gostei imenso. e num digo mais nada, qu'é p'ra num estragar o final! ^^

desta parte estou a acabar o "the virgin and the gipsy" de dh lawrence e a reler "shirley" da c bronte.

eu bem tento encontrar um livro contemporâneo que me encha o olho, mas acabo sempre nos clássicos...!

ricardo disse...

...deus das pequenas coisas....BRUTAL!
OPTIMA ESCOLHA!
***********+++

Anónimo disse...

eu cá tb fui apanhada na febre das leituras simultâneas: tou a ler o red earth and pouring rain do vikram chandar e a reler os versiculos satânicos :)

passarola disse...

Este fim de semana comprei "o chão que ela pisa" do salman rushdie... a ver se é desta consigo ler um livro do princípio ao fim... desde que estou em casa dos meus pais ainda não consegui. Vocês contagiaram-me... vou começar hoje!! :)

Parrovski disse...

Li o livro e adorei. No entanto achei o livro muito descritivo e massudo. Era dificil ver o fim ao livro, mas no final valeu a pena.