«Egon Schiele não terá decerto um lugar entre os renovadores, os vanguardistas do século XX, na Grande Historiografia da Arte, no entanto, levou a cabo, à sua maneira, e juntamente com alguns amigos, uma revolução pictórica muito sua, muito pessoal e visceral. São obras em que a passagem do tempo apagou o escândalo para deixar a expressão, o âmago profundo, a intenção, mesmo que não intencional do artista. Pela primeira vez, o obsceno toma o seu lugar enquanto tema artístico legítimo. Os nus de Schiele «(…) não são apenas figuras nuas; eles eram proponentes de uma realidade, condutores de impressões que se estendiam para além dos confins da imagem, o meio para uma ideia concreta, os condutores de uma vitalidade que não era ficcionada, mas antes actualizada e feita manifesto.». Uma nova arte, para um novo século, poder-se-á então dizer? »
(o que está a bold é uma citação, mas não ponho aqui a notinha de rodapé. e mai nada! ;P)
4 comentários:
Bem bastam os anos que aturámos os profs a chatear-nos a cabeça por causa do rigor nas citações, ao menos que aqui haja a liberdade de não o fazer :P
E sim, a obra do Schiele é um murro no estômago (no bom sentido :P)...
Baci!
bem, agora gostava de ler o resto do trabalho! :D
si! moi aussi! assim eu poderia pôr o meu melhor ar snobe enquanto mencionava casualmente schiele na pausa do café da aula de espanhol!
pronto, pronto... UM parágrafo sempre serve para me armar em esperta. mas o que eu queria mesmo era ser uma autêntica METE-NOJO!
*muahahhahaha*
Maria: nem me lembres, miúda... ;P Schiele rules!!!!
CP: não não gostavas... está muito mau. A sério! lol! Mas se quiseres indico-te bibliografia! ;P
Arya: LOL! Podes sempre usar a wiki, acho que pus o link. Mas para fazer boa figura, basta dizeres que ele pintava o obsceno, ou seja, muita nudez pueril, masturbação e sexo... e não só, mas isto é que arregala logo os olhinhos... ;P Mas vou deixar-te um presentinho no blog! =)
Enviar um comentário