24 de setembro de 2007

"Eu sou a navegante da lua..."

"...e vou castigar-te!!!"


Não há concerteza ninguém da minha idade que não conheça esta série de anime, rapaz ou rapariga, ela era omnipresente. E eu amava! Sailor Moon, a Navegante da Lua, na versão portuguesa.

Que não se lembra das trapalhadas de Bunny Tsukino, que me apresentaram à famosa gota de suor na testa das personagens, coisa que até então não me tinha passado pela vista? Ou do seu amor desenfreado pelo seu Mascarado (que lá para a terceira série até era marido dela na lua, ou lá o que era. Eles lá andaram a brincar com o espaço/tempo, jé nem me lembro bem)? Das lutas com as colegas, do gato Luna, dos gritos histéricos, das longas madeixas douradas? E principalmente das vozes agudas da tradução portuguesa... (conhecendo as vozes femininas japonesas de anime, desconfio que o original não fosse muito melhor...)
Durante anos, esta série acompanhou-me, todo o seu encanto residindo no seu kitsch total e absoluto. Era foleira? Era. Irritante? Também. Óbvia? Um pouco. Mas maravilhosa exactamente por isso! Tinha tudo a que os sonhos de uma rapariga tinham direito: Muito amor, muita troca de roupa, inocência, candura, e um princípe encantado, por quem Bunny soltava suspiros trémulos "oh, Mascarado...". A isso juntam-se todas aquelas coreografias e transformações (a rapariga fazia uma aula de aeróbica de cada vez que se tranformava).

Posso dizer que foi Sailor Moon que me abriu as portas para o fabuloso mundo das séries de animação japonesas, e só por isso terá sempre um lugar no meu coração, mas também por toda a sua inocência kitsch, que mesmo assim não perde aquele elemento de fantasia masculina das rapariguinhas colegiais (que ainda por cima mostravam o corpinho de cada vez que havia um malvado por perto). E depois, o genérico. A banda sonora. Marcou-me, e até hoje dou por mim de repente a cantar "Lunaaa, Lunaaaa, conto gontigooo, nessas lutas, contra o inimigooooo!!!! Monstros sonhos são, lendas ou imaginaçãooooo, Lunaaa, Lunaaa, veeem, lutar pelo beeeemmm!!!!"


Para quem tiver saudades, fica um vídeo... "Lunaaaa, Lunaaa...." Ai, que saudades!!!!!!
Fiquem bem!!! :D

12 comentários:

Maria del Sol disse...

Que bela recordação!
"em nome da lua vou castigar-te!", dizia ela na sua vozinha estridente enquanto gesticulava da maneira mais histérica que se pode conceber... mas isso quando se é uma pré-adolescente não interessa nada, e eu era absolutamente vidrada nos dramas da Bunny.
Quando um dia a cassete gravada com os episódios da semana apareceu com um filme do Van Damme por cima(obra e graça do senhor meu pai), ainda por cima na semana em que o romance com o Mascarado estava no auge, tive um ataque de fúria de proporções épicas :P !

Anónimo disse...

OLA !!!EU SOU MAIS SHREK...
NAO RESISTI E LA FUI EU E O MEU MELHOR AMIGO VER O NUMERO 3...E OS DOIS SOBRINHOS MAIS LINDOS DO MUNDO...HE HE HE AQUILO FOI UM FARTAR DE RIR...JA A TUA AMIGA DE COMPANHIA TELEVISIVA..MAS LEMBRO-ME BEM DA VOZ ESGANICADA DE UMA DELAS...E VERDADE ATE ME ACORDAVA DE VEZ EM QUANDO...E LA ESTAVA A MANINHA TD ENTRETIDA A OUVIR TV...SIM QUE AQUILO ERA ESCUSADO TAR TAO ALTO...

Anónimo disse...

LOL! a sailor moon... Sinceramente não seguia mt atentamente. Na altura em termos de anime curtia mais do Tsubasa (capitão falcão na versão portuguesa) e dps do eterno..Dragon Ball!!!!!!!!!!eheheh *

sonhadora disse...

Ai as saudades das vozes histéricas destas grandes guerreiras, com as suas crisezinhas romanticas. Eram ilariantes :)! E claro elas sempre em luta constante contra o mal ! :)
Ai que saudades... :)
Beijocas

naturalissima disse...

Já não fui desse tempo!
Mas conheço a existência deles.
Gostei a forma como acarinhaste esta serie... :)
A correr... eu

Lord of Erewhon disse...

Esta crise não costuma passar aos 12 anos com a primeira punheta que se faz ao namorado? :)

Anónimo disse...

AHAHA q saudades...as vezes q eu brinquei à navegante de lua. eu era a navegante de marte...
...

Vera Isabel disse...

eu VIVIA para esta série (foi aquele tipo de obsessão televisiva que nunca mais consegui sentur).
as vozes dobradas estão-me gravadas na memória!

há uns tempos comprei umas mangas da série em francês, mas são a preto e branco e...
...peraí, como raio é que nunca me lembrei de procurar a série na FNAC?! para que raio existem estas facilidades consumistas, afinal?!

(^^!)

oh, caramba. já não sei a música de cor.. "os teus sonhos são, lendas ou imaginação"...

*emociona-se um poucachinho*
*ter sido filha dos anos 80 é sublime*

Vera Isabel disse...

p.s. lord of erewhon: por acaso, fomos uma geração extremamente protegida (talvez a última). os nossos papás não nos explicavam essas coisas e nós vivíamos felizes e inocentes a comer bombocas e nem queríamos saber!!! yeeepi!

\(^o^)/

Cláudia Sampaio disse...

Não acompanhei muito esta navegante. Eu sou do tempo da Bia, a pequena feiticeira ;)

Rekoa Meton disse...

Bem, eu não vi estes desenhos animados na pré-adolescência, foi mesmo assim na infância. Devia ter 6 ou 7 anos, porque, tal como tantos outros desenhos animados, até o nome era um mistério para mim, uma incógnita na minha vida para me torturar em noites de insónia. Só que eu nunca, nunca conseguia acompanhar o enredo. Aquilo dava pulos gigantes e a minha pobre cabecinha subdesenvolvida de então não acompanhava.

Eva disse...

"Lua navegante, segue o teu ruuuumooo..."... ainda ontem estava a falar com a minha irmã sobre a Bunny e de como eram fantásticos os desenhos animados na nossa altura. Devo admitir que, infelizmente não consegui seguir a Saga épica da cachopa e das amigas, ainda hoje, passados mais de 10/15 anos, ainda sei de cor a música e lá de vez em quando me sai uma barbaridade do estilo: alguém faz asneira, acabo por lhe dizer "En nome da luuuaaaa... vou castigar-te", ou quando me dizem que os meus pratos culinários estão deliciosos, digo que têm um ingrediente especial..."O amorrr"...ahhh... Navegantes da Lua (e os Cavaleiros do Zodíaco)... isto sim, eram Desenhos animados...