9 de junho de 2007

Sebastião da Gama, o poeta nosso

Como início das celebrações do dia de Portugal, sua exª, o Presidente da República dirigiu-se esta manhã à nossa humilde terrinha, para proceder à inauguração do monumento a Sebastião da Gama, poeta da Arrábida, defensor da natureza, e pedagogo talentoso, morto aos 27 anos...

É uma homenagem merecida, a um grande homem. Como membro da Associação Cultural Sebastião da Gama, não posso deixar de lembrar este poeta, e de sugerir que tomem contacto com a sua obra. Para além dos poemas, os seus "Diários" constituem também uma leitura viciante.

Deixo-vos então com um dos seus poemas mais famosos, e um dos meus preferidos:
O Sonho
Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.
Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos.


Arrábida, 1-9-1951, no livro Pelo Sonho é que Vamos
Fiquem bem!

10 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Mesmo não sendo grande apreciador de poesia, gostei. E vou-me. Agora. Adeus.

Anónimo disse...

oh meu deus! e eu sou da terra e não faço ideia onde puseram o monumento!!!
=P

Anónimo disse...

a quantidade de jactos que não sobrevoou hoje a cidade, hein?

Mário Jader disse...

Passa pelo Virtual-Rock, pois temos aí novas análises, singles e muito mais. Participa também na Jukebox.

Cumprimentos, virtual-Rock

PDA disse...

E por causa dessa malta estive 1 HORA enfiado no barco à espera de ir para a outra margem. DAMN YOU ALL, POLITICS! (sim, podia ter optado por outra via mais sólida, mas já tinha pago o bilhete... e o carro não era meu :))

Betty Coltrane disse...

Hehehe!!!

Rafeiro: ainda bem que gostaste! =)

Arya: O monumento está em Vila Nogueira de Azeitão, na Praça da República, em frente ao Palácio dos Duques de Aveiro. LOL! E sim, a região de Setúbla tem estado muito activa nos últimos dias!!!

Xaxita: Agora imagina o meu pai, que trabalha em Troia, e que teve de aturar isso não só ontem, mas a semana inteira... hehehe... ;)

SF disse...

Devo confessar que estas celebrações nacionais me deprimem. Detesto esta hipocrisia politica. Srs politicos, setubal ja é cidade ha alguns seculos...nao nasceu esta semana...E alem disso a unica coisa que isto trouxe foi caos no transito e perturbou bastante a vida de quem paga os impostos e tem de os ver serem gastos nestas palhaçadas. Perdoem-me se feri susceptibilidades. Obg pelos coments, tb tenho visitado o tem diariamente.

Betty Coltrane disse...

Niskas: Concordo contigo! O sua exª tb tinha uma ponta de ironia... Mas gosto mesmo do sebastião, e já era tempo de ter uma coisita visível cá fora. Sabes, tive imesa pena que o Santana (que estava na lista de convidados) não tenha aparecido: tinha um tomate podre com o nome dele... ;P

Cataclismo Cerebral disse...

Gostei do monumento, embora não tenha ido no dia da inauguração. Tenho de apreciar a estátua com melhores olhos. Quanto às comemorações, acho que algumas até fazem falta e sentido: precisamos de umas injecções de orgulho nacional, desesperadamente. Não convém é cair no nacionalismo extremo, isso é que não.

Bjocas

Anónimo disse...

grazi! ^^