25 de abril de 2007

Viva a Revolução!!

Já se passaram 33 anos. Desde que em 25 de Abril de 1974 um golpe militar, sem sangue, sem mortes, devolveu a democracia a Portugal. Seguiram-se tempos conturbados, sem dúvida. Eu não os vivi. Só surgi em 1985 - juntamente com a CEE. Mas não consigo deixar de sentir impulsos violentos quando oiço alguém dizer: "isto no tempo do salazar é que era!". Desculpa? Era o quê?! Era a censura, o analfabetismo, as sopas de cavalo cansado para as crianças, para terem força de trabalhar o campo? Era um país retrógado, fechado, miserável? Era o quê, vá, digam-me?! Não, nem pensar! E no entanto, parece que o país está com uma amnésia gigantesca! É certo que de novo vivemos tempos de crise, mas vejo com preocupação o retorno a valores de extrema-direita, em diversos sectores da sociedade. Pior do que isso, só o fenómeno de massificação, alienação, bovinização que cada vez mais e mais vejo afectar a minha geração!! Somos mais belos, saudáveis, abertos ao mundo, receptivos, com todas as condições para ter uma vida boa, tudo ao alcance da nossa mão... E no entanto, onde está a consciência desta geração sobre-informada? Somos nós os verdadeiros Filhos de Abril - aqueles que viveram com a herança da revolução! Os que cresceram em plena liberdade e democracia! E para quê? Para não lhe darmos valor! Para não exercer os nossos deveres de cidadãos conscientes! Para vivermos como autómatos, passando pela vida sem lhe deitar um segundo olhar sequer! Não pode ser este o país da Revolução de Abril! Se querem liberdade, democracia, têm de lutar por elas, ou pelo menos mantê-las! 60% de abstenção num referendo é ultrajante!!!!! Não sou comunista, por muito que tenha ouvido isso nos últimos tempos. Não tenho filiação partidária, prefiro ser dona dos meus valores e convicções - e prefiro ser insultada e tê-las, a deixar-me ficar em águas mornas! É preciso acção, reacção. É preciso cultura, convicção, valores. É preciso gente acordada! Então acorda, geração minha! O 25 de Abril não é só mais um feriado, um exercício de nostalgia passada! Não pode! É uma chamada de consciência - deve fazer-nos pensar, voltar a ter vontade de trabalhar por um país melhor! Em frente, mas sem deixar de olhar para trás! E para coçar as consciências, nada melhor que a voz do grande José Afonso!








Fiquem bem!

Vera

7 comentários:

Anónimo disse...

25 de Abril Sempre!

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Salazar nunca passou de um "saloio de santa comba dão" (salvo seja pk gosto muito de santa comba dão e já lá passei umas férias geniais!=P) com vistas demasiado curtas para nos governar!
Einstein disse uma vez: "Existem duas coisas infinitas. A estupidez humana e o Universo. Em relação ao Universo ainda n tenho a certeza absoluta de isso ser verdade..."
Cada vez lhe dou mais razao...Salazar agora aparece rejuvenescido, quase como um icone retro que agora está na moda!
*

passarola disse...

boa!! grande post de 25 de Abril!! A não esquecer o que deve ser dito!

Quanto aos Dazkarieh, nesse dia tenho de ir ver um dos meus actores a representar shakespeare ao teatro, vai ser uma seca (ele próprio já nos avisou), mas é um dos meus actores mai lindos, que trabalha comigo há mais tempo, já andamos a adiar há tempo demais, temos mesmo de ir, ... e a peça já está a sair de cartaz... :(

Depois, em pricípio, vou acordar da seca para a festa do indie, na gare marítima de alcântara.

E no dia 4 de Maio, ponham já nas vossas agendas, vai ser o concerto nº 100 dos d3o no music box, com passagem do documentário "filhos do Tédio", sobre os tédio boys de Coimbra, e depois zé pedro de dj... Vai ser uma grande festa, vocês têm que vir!!!!

Cataclismo Cerebral disse...

As pessoas acham que por dizerem que gostam de Salazar são consideradas inteligentes e ousadas, só por irem contra a corrente. O pior é que se tivessem vivido no tempo do Salazar provavelmente não teriam achado muita piada... Era bom que parassem de dar "tiros no próprio pé" mas hei, o que é que se há de fazer?

Headphone disse...

Pistas... Tipo as pistas da Blue?? :P ok... uma pista Não vou de headphones na cabeça lol

Anónimo disse...

parece que a memória é um problema colectivo em Portugal ,mas há um excepção, ou excepções. A minha avó recorda-se muito mal do período do estado Novo sobretudo a década de 30 e 40, quando ainda havia o aopoio dos regimes fascistas no Centro da Europa. Não é só um problema de memória como hipocrisia, as pessoas que reputam contra a liberdade de expressão querem hoje voluntáriamente aliená-la.

Unknown disse...

Infelizmente as mentes são fracas e a alma pequena. Esta "boa gente" são gado convicto das "palavras amigas" que lhes enfiaram pelas bocas dentro. De extrema irresponsabilidade é acreditar na propaganda, e não a saber filtrar, e pensar...

Ainda mais infeliz é uma geração de zombies mentais, que nem nota na revolução que esqueceram, e que lhes deu o poder de bovinar a mente.

Esta nossa geração está a ser ensinada, a comer o que dão, quando o dão.