3 de outubro de 2007

Pássaros Feridos

«Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia a solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda. (...)* O pássaro com o espinho cravado no peito segue uma lei imutável impelido por ela, não sabe o que é impalar-se e morre cantando. No instante em que o espinho penetra, não há nele consciência do morrer futuro; limita-se a cantar e canta até que não lhe sobra vida para emitir uma única nota. Mas nós, quando enfiamos os espinhos no peito, nós sabemos, compreendemos. E assim mesmo fazêmo-lo.»

Colleen McCullough, Pássaros Feridos

* O parêntises é o livro inteiro. Só para saberem. =)


To be by your side, Nick Cave & The Bad Seeds. Pareceu-me apropriado...

8 comentários:

ricardo disse...

:)
*

passarola disse...

"Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento" ... deve ser... mas às vezes é tão difícil!!! Mas soube bem, ler!! :)

Black Cat disse...

gostei muito.

Maria del Sol disse...

A passagem literária é bonita mas o momento caveano... absolutamente arrepiante! :)

JHB disse...

Grande excerto sim senhora. Um clip de Kurt Cobain também seria muítissimo adequado, não?
Mas Nick Cave também é mais o meu estilo ;)

Anónimo disse...

lindo...
e essa música do nick cave é arrepiante.

Cataclismo Cerebral disse...

Belo post. A música é colossal.

Bjs e bom fim de semana

Vera Isabel disse...

Isto faz-me lembrar a short-story de Oscar Wilde ("The Nightingale And The Rose") - já leste?
É um rouxinol que se empalha ao luar nos espinhos de uma rosa branca, para que esta se torne vermelha e o amado a possa oferecer à amada. Porque há um baile e a flor tinha de combinar com a cor do vestido desta. O rouxinol morre pungentemente em nome do Amor, mas o casal discute por uma ninharia.
Bem, é Wilde e o seu estilo de escrita. O que é uma pessoa esperava?!
XD