1 de julho de 2007

A beleza das visitas de estudo!!! =)

Para terminar em beleza o semestre, nada melhor que uma bela visita de estudo!!! Desta vez, com a professora de História da Arte do séc. XX, lá nos dirigimos alegremente ao Museu Vostell,
em Malpartida de Cáceres! Cerca de 300km, que valem muito a pena!!! Wolf Vostell, importante artista alemão, pertencente ao movimento "Fluxus", e o percursor da video-arte, construiu este museu nas antigas instalações de um lavadouro de lã. Museu de arte contemporânea sediado num espaço lindíssimo, no centro de um parque natural, é verdadeiramente excepcional!
Esta é uma obra de Yoko Ono (sim, essa mesma), uma das artistas Fluxus aqui representada. As obras fluxus apelam à vida, aos sentidos, e o espectador é convidado a entrar na obra, e a participar nela activamente. Não me vou pôr aqui com expliacções teóricas, se tiverem interesse procurem! ;) Mas isto faz com que o museu possua um dinamismo incomum! As obras de Vostell possuem uma grande componente crítica e intervencionista da vida moderna. Encontra-se também aqui uma das últimas obras de Dalí - que oferece a Vostell um sonho!
Esta foi a última escultura de Vostell - um avião de guerra russo, dois automóveis, e as cegonhas, tudo carregado de um simbolismo absoluto! Pode-se passar horas a discutir sobre isto! Nas imediações, a curtir a preguiça na esplanada do bar, cruzámo-nos com uma espécie interessante: Adolescentes provincianos que se acham super vanguardistas porque têm ali o museu Vostell... Meteram-me pena, sinceramente. Mas eu sou muito mázinha.... hehe!!
A clássica foto de grupo! Adoro-as, são sempre grandes recordações!!! Antes de vir para qui, passámos pelo museu de Cáceres, e aproveitámos para passear um pouco pela cidade. O almoço estava muito bom, regado por um belo vinho carrascão e fresquíssimo (que devido ao calor me pôs ligeiramente tonta, devo confessar!). É sempre muito bom partilhar estas experiências com colegas e amigos - especialmente num curso tão teórico e exigente como o nosso, em que não temos tempo ou local para convivermos... A viagem foi longa, quiseram impingirnos música tecno, mas felizmente eu tinha por lá a OST de "i am Sam" para safar a coisa! Como súmula, uma bela de uma açorda de alho em Elvas. Não podia ter pedido melhor!!!!!! A partir daqui é que começa a sério. Entretanto, ficaram os bons momentos que passámos juntos! Aos colegas que por acaso lerem isto, obrigado pela vossa companhia!!!
Um beijo para vocês, e para os que por aqui mergulham em geral!

2 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Acaba também por ser uma bonita e original forma de terminar o curso. Ainda bem que aproveitaram tudo ao máximo, na companhia uns dos outros!

Vera Isabel disse...

eu vejo a betty feliz ali!!!
=D