17 de julho de 2006

Conflitos conflituosos

Hoje deram-me uma moeda isrealita. Foi uma alegria abrir a minha caixa de gorjetas, e descobrir, entre os comuns euros da minha vida, um pedaço de oriente. E depois, lembrei-me dos conflitos entre isrealitas e palestinianos, e fiquei profundamente triste. Aquela moeda transformou-se num símbolo de guerra, de horror, de profunda insegurança. A consciência de que esta guerra nos afecta mais do que gostamos de pensar enche-me de temor. Aqui estamos nós, envolvidos nos nossos problemas quotidianos, enquanto no berço da humanidade, centenas de pessoas inocentes, como nós, caem como moscas, vitímas de uma guerra que enquanto ocidental, e principalmente enquanto ser humano não percebo... Não estou a falar das razões históricas, ou ideológicas, mas sim de consciência. De nós, do mundo, da nossa relação com o mundo, da relação do mundo connosco. Como é possível? Porquê?
Estou sem esperança, sem fé no Homem. Mas o tempo dos positivistas já passou, de qualquer forma. Hoje já não se tem esperança no Homem, tem-se esperança na economia global - na "liberdade" que os países "desenvolvidos" têm a "obrigação" de "levar" aos países de "terceiro mundo". Percebem as aspas, certo?

Não há música hoje. Só silêncio.

Até à próxima, se ainda aqui estivermos...

6 comentários:

Anónimo disse...

Sim, de facto a guerra israelo-palestiniana já tomou contornos de absurdo. Algumas gerações depois ainda não foi aprendida a lição da solução diplomática, nem pelos envolvidos o conflito, nem (mais incompreensível ainda!)por aqueles que o poderiam moderar e até ajudar a que terminasse.
Mas como muito bem disseste, o progresso é uma utopia dos positivistas.
Quanto a nós, espero que da próxima estejamos mais concretamente algures na península itálica ;)

... disse...

Eu estarei cá sim!
Espero que tu também.
É curioso o que disseste, acerca da Economia comandar o Mundo.
Acho quen ninguém quer saber, o futebol e as novelas são mais interessantes.
E é sempre nessas alturas que os governos aproveitam para fazer coisas que nem notamos.
Tenho um post algo fatalista e extremista, se bem que um tanto no gozo, mas todos os factos que lá relato são verdadeiros. Se tiveres paciência lê o "E agora algo completamente diferente".
Fiquei curioso... Caixa de esmolas???

Anónimo disse...

oi miga!!é verdade q a economia comanda o mundo, mas contra isso n há nada a fazer!deviamos era tentar compreender as outras culturas e n dizer apenas:eles são malucos!!!!
surpreendida por eu ter comentado?! :p

Betty Coltrane disse...

Surpreendida sim, mas também contente! E tens muita razão amiga, por isso é que cursos como o teu são tão importantes!!!! Isto representa a minha visão, o meu lado, não quer dizer que seja a mais certa... ***

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»